A construção do Abstrato nas telas de Kenji Fukuda
A união de formas geométricas e estruturas indefinidas, aliada ao uso de tonalidades, é característica das telas de Kenji Fukuda, que proporcionam encontros entre técnicas e sensações. Suas obras, normalmente em grandes dimensões, agradam e instigam de forma sutil o espectador.
A elegância e harmonia das cores e o uso cuidadoso de texturas fazem de seu trabalho artístico uma agradável experiência atemporal. Suas origens orientais transparecem na atenção milimétrica que já se antecipa à obra nos estudos – produzidos em cartonagem e armazenados envoltos em papel manteiga no amplo ateliê do artista em Curitiba.
O movimento do traço é orgânico e permite ao apreciador mais atento perceber que houve um ponto de partida da observação da natureza, das paisagens e da reprodução do ambiente figurativo.
A transição do figurativo para o abstrato nas hábeis mãos de Kenji Fukuda se deu de forma natural e consolidou a identidade do artista, cuja frutífera carreira iniciou nos anos 1960, em Lins, no interior de São Paulo. “Em cada traço figurativo o abstrato insinuava-se. Provocando, instigando, desafiando. Um dia Fukuda não resistiu. Entregou-se”, afirmou Carlos Von Schmidt, para quem Fukuda é um “artista que sem alarde, exibicionismo e espalhafato, reformula com seu abstracionismo lírico, com sua geometria sensível, conceitos abstratos há muito arraigados, estratificados. Sua contribuição à pintura abstrata contemporânea é como lufada de ar fresco em tarde de verão”.
Na interpretação da crítica Carol Damian, “Fukuda busca essas associações complexas entre espaço aberto e tonalidades harmoniosas. Suas formas cuidadosamente ajustadas permitem a construção de composições de grande elegância e tranquilidade abstrata”.
O crítico de arte Peter Kamel da revista Time ressaltou: “Os clichês caem quando se vê o trabalho do artista brasileiro Kenji Fukuda, cujas criações são tão atemporais, serenas e harmoniosas quanto um jardim japonês de pedras. Em um mundo artístico contemporâneo que celebra as expressões do multiculturalismo, as pinturas e esculturas de Fukuda, todas abstratas, são premiadas por unirem as estéticas do sul e do leste”.
Isabela França